O desenvolvimento do trabalho na educação Infantil, busca respeitar o caráter lúdico, prazeroso das atividades e o amplo atendimento às necessidades planejadas, espontâneas ou dirigidas num processo de cuidado e educação, em complemento ao trabalho da família.
O compromisso para com a Educação Infantil é no sentido de possibilitar a circulação de informações e saberes, considerando cada vez mais as características e as marcas da criança: seus interesses, necessidades, modos de conhecer e pensar o mundo, partindo da leitura de práticas que lhe são próprias, criando assim, oportunidades de interação lúdica com o conhecimento.
Em uma consequência dos aspectos relevantes na vida da criança, é introduzida a brincadeira, pois através dela, a criança desenvolve capacidades importantes como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. É brincando que a criança torna-se capaz, não só de imitar, mas também de se transformar. Quando a criança repete aquilo que já conhece, utiliza a ativação da memória, atualiza seu conhecimento prévio e torna-se até mesmo, autora do seu papel, sem necessidade da intervenção do adulto. E quando se utiliza do faz-de-conta, enriquece sua identidade, pois experimenta formas de ser e de pensar.