Baronesa Cultural – 2016
Como fazemos todos os anos, iniciaremos os trabalhos da Semana Cultural Baronesa, que tem por objetivo unir construção de conhecimento, aprendizado e muita diversão. Serão dez equipes compostas por alunos sorteados aleatoriamente pela coordenação/direção dentre as turmas do 1º ano do Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio. Esta metodologia de formação de equipes permitirá uma maior aproximação e interação dos alunos de diferentes turmas/idades e colaborará com o aperfeiçoamento da comunicação, identificação de pontos fortes e a pró-atividade de todos, independente de idade, ano ou série.
Este ano, o tema será uma homenagem:
O mundo descobriu um Rio + que olímpico!
Data: de 17 a 22/10/2016
Local: Quadra da Escola
Horário: 17 a 21/10 – horário escolar
Sábado – 22/10 das 8h às 14h
*A nota do Projeto “Baronesa Cultural” substituirá o valor total da AV7 para as turmas do 6°ano ao ensino médio.
Para as turmas do 1° ao 5° ano o projeto valerá 6 pontos e a prova AV7 4 pontos, divididos da seguinte forma:
1º lugar – 4 pontos na gincana e até 2 pontos qualitativos do projeto
2º lugar – 3 pontos na gincana e até 2 pontos qualitativos do projeto
3º lugar – 2 pontos na gincana e até 2 pontos qualitativos do projeto
4º ao 10º lugar – 1 ponto e até 2 pontos qualitativos do projeto
**Todas as turmas terão até 2 pontos qualitativos, onde serão analisados os critérios de participação, interação, comportamento e disciplina, avaliados pelo professor orientador e o líder da equipe.
Regras de participação:
As 10 equipes serão divididas por cores: laranja, azul, vermelha, verde, roxa, marrom, cinza, amarela, preta e branca.
Cada equipe deverá ter:
1 mascote
1 grito de guerra
1 aluno líder que represente a equipe( apenas 1)
1 professor orientador
1 cor correspondente
Tarefas
As tarefas a serem cumpridas estarão inicialmente divididas em categorias ligadas às disciplinas pedagógicas, como: Matemática, Educação Física, Ciências/Biologia, História, Inglês, Português, Geografia, Artes, Química/Física, Sociologia e Filosofia e conhecimentos gerais, cidadania, criatividade e inovação e subdivididas em categorias :individual e coletiva.
1 – Desafio De Matemática (coletiva): situações problema que exijam raciocínio lógico e conhecimentos independentes da idade ou ano/série. Serão realizadas etapas eliminatórias até a classificação dos 3 primeiros colocados. Cada equipe selecionará 5 participantes, sendo 1 do fundamental I, 2 do fundamental II e 1 do ensino médio;
2 – Habilidades Esportivas (coletiva): serão escolhidas 3 modalidades paralímpicas, uma para cada segmento. As provas serão divulgadas pelos professores de Educação Física e os alunos deverão realizá-las na quadra, onde os professores avaliarão o desempenho das equipes até a classificação final;
3 – Amor Ao Próximo (coletiva): coleta de produtos para cestas básicas, onde cada equipe ficará responsável pela arrecadação de 1(um) item a ser sorteado e 1(um) ou 2(dois) item(ns) escolhido(s). Cada item terá um número de pontos equivalentes (ver tabela em anexo). Os (2)dois itens juntos deverão somar até 4(quatro) pontos. A equipe que conseguir mais pontos vence a prova.
Os itens de arrecadação serão: 1kg arroz, 1kg feijão, 500gr macarrão, 1 litro de leite, 1kg sal, 1 kg açúcar, 1kg farinha de trigo, 1kg fubá, 1 kg de farinha de mandioca e 1 garrafa óleo.
Cada equipe escolherá uma instituição de apoio ou caridade para realizar as doações. Todas as doações arrecadadas na gincana serão distribuídas às instituições escolhidas e entregues pelos membros do grupo. A equipe deverá realizar a entrega dos alimentos em até 48h. Cada dia de atraso fará com que a equipe perca 2 pontos. Se no dia 21 de outubro os alimentos não tiverem sido entregues à instituição, a equipe será desclassificada da tarefa;
4 – Meio Ambiente/Arte: “O Luxo do Lixo”. Cada equipe deverá realizar uma exposição de Arte com materiais reciclados. O aproveitamento, a criatividade, a originalidade e funcionalidade dos objetos serão os principais critérios de avaliação desta tarefa. Deverão apresentar também, uma pesquisa sobre o impacto do material escolhido no meio ambiente;
5 – História (individual): Cada equipe deverá representar uma modalidade esportiva das “Olimpíadas Rio 2016” e realizar um apanhado histórico. As modalidades serão indicadas pela direção e sorteadas entre as equipes.
- Caracterização da modalidade
- Onde e quando começou
- Quando passou a fazer parte das competições
- Quem eram os participantes;
6 – Filosofia/Sociologia: as equipes deverão produzir um vídeo de 90 segundos(no máximo) sobre uma da abordagens sugeridas pelo professor da disciplina. Jurados, professores, pais e convidados votarão no melhor trabalho, levando em conta dinâmica, a clareza, a coerência e a estética. O vídeo que for melhor avaliado vencerá a prova;
7 – Português – Soletrando (individual): competição de soletração em diversos níveis. O participante deverá ser do Fundamental I e II (5° ano ao 7° ano). Serão realizadas etapas eliminatórias até a classificação dos 3 primeiros colocados;
8 – Geografia (coletiva): cada equipe representará uma cidade/sede das últimas Olimpíadas, definidas pela prof. de Geografia por sorteio. Deverão abordar:
- Histórico do evento;
- Características da população local;
- Cultura: língua, pontos turísticos, gastronomia (degustação de 2 pratos típicos);
- Física: mapa, bandeira, clima, fauna e flora;
9 – Química/Física (coletiva): serão apresentadas experiências de situações típicas do cotidiano e as equipes deverão responder corretamente. As equipes serão representadas por 3 alunos(1 de cada segmento);
10 – Língua Estrangeira (coletiva): cada equipe deverá escolher e apresentar um musical de um grupo estrangeiro (sorteado). Serão avaliados o figurino, desempenho na língua escolhida e a caracterização do artista;
11 – Talento Baronesa – cada equipe deverá apresentar um talento qualquer de um ou mais membros de sua equipe.
# Tarefa Extra – não obrigatória (coletiva): as equipes deverão incentivar amigos, parentes, professores e conhecidos a doar sangue. Os doadores aptos deverão entregar seus comprovantes de doação às equipes. A equipe que reunir o maior número de comprovantes de doação de sangue, realizadas a partir do mês de setembro de 2016 até o dia 21 de outubro, receberá 5 pontos extras.
Pontuação:
Para cada tarefa valerá o seguinte critério de pontuação:
1º lugar – 10 pontos na gincana
2º lugar – 5 pontos na gincana
3º lugar – 3 pontos na gincana
Os demais que completarem a prova – 1 ponto
Somente marcará o ponto a equipe que completar a tarefa.
Pontos extras:
Melhor mascote – 3 pontos na gincana
Melhor grito de guerra – 3 pontos na gincana
Equipe mais organizada – 3 pontos na gincana
A equipe que trouxer os comprovantes do maior número de doadores de sangue, a contar do mês de setembro – 5 pontos na gincana
Critério de notas:
1º lugar – 8 pontos e até 2 pontos qualitativos na AV7 em todas as disciplinas
2º lugar – 7 pontos e até 2 pontos qualitativos na AV7 em todas as disciplinas
3º lugar – 6 pontos e até 2 pontos qualitativos na AV7 em todas as disciplinas
*Do 4º ao 10º – 5 pontos e até 2 pontos qualitativos na AV7 em todas as
disciplinas.
*Todos os alunos(do 6° ano ao Ensino Médio) farão um trabalho, por disciplina, no valor de 1 ponto a ser entregue até o dia 11 de novembro. Somente os alunos das equipes colocadas entre o 4º e o 10º lugar terão direito a este ponto.
*Não serão aceitos trabalhos após esta data.
Premiação Extra para as Equipes :
- 1º lugar:
-1 ponto na nota da prova (AV8) de todas as disciplinas no último bimestre;
– medalha de ouro;
- 2º lugar:
– 0,5 ponto na nota da prova (AV8) de todas as disciplinas no último bimestre;
– medalha de prata;
- 3º lugar:
-1 ponto na nota da prova (AV8) de 3 disciplinas envolvidas no Baronesa Cultural;
– medalha de bronze;
- 4º ao 10º lugar:
-0,5 ponto na nota da prova (AV8) em 2 disciplinas envolvidas no Baronesa
Cultural.
Observações Importantes:
- As equipes deverão desenvolver suas tarefas com harmonia, espírito de equipe e divisão de tarefas de modo que todos os membros participem e tenham igual importância no grupo;
- É necessário que prevaleça o respeito à individualidade e a possibilidade de cada um. O líder e o professor orientador deverão atuar rigorosamente nisto. Todos os membros do grupo deverão ter participação nas tarefas;
- Qualquer tipo de conflito que a equipe não consiga gerenciar e que reflita no bom andamento do projeto, acarretará na perda de 3 pontos na contagem final;
- A criatividade, o comprometimento e o empenho serão considerados como critério de desempate;
- Nenhuma atividade do Projeto poderá impactar na rotina das aulas ou no desempenho das atividades pedagógicas, que serão normais neste período. As equipes deverão se organizar, ensaiar, desenvolver suas tarefas em horários alternativos, sem prejuízo no horário e na rotina escolar;
- Ficam a Coordenação e a Direção responsáveis, a qualquer momento, por intervir nos conflitos ou na solução de problemas nas equipes e em realizar as adaptações necessárias às regras descritas neste edital, caso seja necessário;
- Nenhum aluno está autorizado a deixar de realizar qualquer tarefa de sua rotina escolar por conta das atividades da gincana, salvo em situações autorizadas pela coordenação/direção e com o total conhecimento e autorização dos responsáveis;
- Este projeto tem por objetivo promover a construção do conhecimento, a arte, a pesquisa, o desenvolvimento de valores éticos, morais, de cidadania e de respeito ao próximo e ao meio ambiente. Desta forma, todas as tarefas devem ser realizadas sem prejuízo, constrangimento, comercialização ou vantagem financeira de qualquer das partes. A escola não se responsabiliza pela arrecadação de valores pelas equipes para custear a realização do projeto. Isto deve ser organizado pelas equipes e seus participantes, quando julgarem necessário e em caráter opcional, dentro da possibilidade de cada um.
TABELA DE PONTOS DOS ALIMENTOS:
1 kg arroz – 2 pontos
1 kg feijão – 2 pontos
500 gr macarrão – 1 ponto
1 l de leite em caixa – 3 pontos
1 kg sal – 1 ponto
1 kg açúcar – 1 ponto
1 kg farinha – 1 ponto
1 kg fubá – 1 ponto
1 gfa óleo de soja – 3 pontos
*Serão aceitas, sem obrigatoriedade, latas de leite em pó. A equipe que mais arrecadar latas de leite em pó receberá 3 pontos extras nesta tarefa.